segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

IV TURMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO E DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER - SELEÇÃO 2014



UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTE E LAZER – LEPEL/FACED/UFBA



"A 'cultura corporal' é uma parte da cultura do homem. É configurada por um acervo de conhecimento, socialmente construído e historicamente determinado, a partir de atividades que materializam as relações múltiplas entre experiências ideológicas, políticas, filosóficas e sociais e os sentidos lúdicos, estéticos, artísticos, agonistas, competitivos ou outros, relacionados à realidade, às necessidades e as motivações do homem. O singular dessas atividades – sejam criativas ou imitativas – é que o seu produto não é material nem é separável do ato de sua produção; por esse motivo o homem lhe atribui um valor de uso particular. Dito de outra forma, as valoriza como atividade, em si mesma. Essas atividades são realizadas seguindo modelos socialmente elaborados, portadores de significados ideais atribuídos socialmente. A Educação Física, como disciplina escolar, estuda o conteúdo da cultura corporal com o objetivo fundamental de explicar criticamente a especificidade histórica e cultural dessas práticas e participar de forma criativa, individual e coletiva, na construção de uma cultura popular progressista, superadora da cultura de classes dominantes."  (Entrevista de Micheli Ortega Escobar in Metodologia do Ensino de Educação Física, 2a. ed. p. 127)

APRESENTAÇÃO

A UFBA chama para si a responsabilidade social de implementar e ampliar as possibilidades de formação continuada de professores através de cursos de especialização gratuitos, laicos, de qualidade socialmente referenciada. Em sua quarta turma, a presente proposta materializa metas do Plano Institucional dentro do qual se situa o Plano de Desenvolvimento do Departamento de Educação Física da FACED/UFBA e atende as reivindicações dos egressos das Instituições de Ensino Superior que buscam enfrentar com competência científica, pedagógica, ética, moral e política os desafios colocados na região que concentra o maior percentual de miséria humana do Brasil - o nordeste brasileiro.
O Curso privilegia a formação continuada do docente pesquisador a partir de uma consistente base teórica, tomando por base a Teoria Marxista, a Pedagogia Socialista, a Abordagem Crítico Superadora da Educação Física e a Cultura Corporal como objeto de estudo. Organiza o tempo pedagógico em módulos e turnos que possibilitem aos trabalhadores acessarem gratuitamente o ensino superior na Pós-Graduação Lato Sensu.

ESTRUTURA DO CURSO

NATUREZA: Anual
DURAÇÃO: 12 meses
CARGA HORÁRIA: 360 h
VAGAS: 30
FUNCIONAMENTO: Oito módulos na FACED/UFBA, desdobrados em encontros mensais - Momentos de Interação Pedagógica (MIP) - e Estudos orientados - Momentos de Interação com o Trabalho (MIT).
ORGANIZAÇÃO: Normas da Pós-Graduação Lato Sensu da UFBA.
INTEGRALIZAÇÃO DO CURRÍCULO: Frequência, participação nos módulos, qualificação do projeto de pesquisa e defesa de monografia.

PROCESSO SELETIVO:
O processo seletivo dar-se-á em duas fases, ambas eliminatórias:

Fase 1 – Análise Documental do currículo, da carta de intenções de estudos e do anteprojeto de investigação:
A análise do currículo seguirá critérios expressos em Barema aprovado pela comissão de avaliação interna do curso. A carta de intenção e o pré-projeto serão analisados com critérios dos quais constam a sustentação do tema em todo o desenvolvimento do trabalho, coerência e consistência da linguagem e das ideias, uso adequado do referencial teórico e atualidade do trabalho, aspecto heurístico (criatividade e problematização).

Fase 2 – Arguição presencial dos candidatos selecionados na primeira etapa:
Coerência na exposição oral através da argumentação e defesa do tema proposto no anteprojeto.

CRITÉRIOS PARA MATRÍCULA:
·      Ser aprovado na seleção;
·      Não ter pendências quanto à documentação necessária para inscrição;
·      Apresentar documento original que comprove conclusão de curso de graduação;
·      Assinar termo de compromisso em concordância com tempo de realização do curso em um ano e entrega de Monografia como critério parcial para conclusão de curso.


PÚBLICO
Professores graduados (licenciados e/ou bacharéis) em Educação Física e áreas afins, selecionados, na primeira fase, através do currículo na plataforma Lattes, carta de intenções, ante-projeto de investigação e, na segunda fase, através da arguição.
Poderão ser admitidos estudantes de graduação, concluintes no ano acadêmico 2013.2.

especializacaolepel@gmail.com                                     
Tel: (71) 3283-7221
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário